O IX Congresso Estadual dos Fazendários do Ceará (Conefaz), que acontecerá nos dias 8, 9 e 10 de novembro de 2023, trará grandes nomes a Fortaleza para debater “O Fisco Estadual e o Brasil do Futuro: impactos das transformações políticas, socioambientais e tecnológicas”.
Confira os palestrantes e debatedores que debaterão conosco os temas mais prementes dos fazendários cearenses:
PALESTRANTES
EDUARDO MOREIRA
É formado em Engenharia pela PUC-RJ e estudou Economia na Universidade da Califórnia de San Diego. Em 2009, junto a outros sócios, fundou a empresa Brasil Plural e criou a Genial Investimentos. Em 2013 foi eleito um dos 40 brasileiros de maior sucesso com menos de 40 anos. Em 2016, foi eleito um dos três melhores economistas do Brasil. Escreveu dez livros, entre eles o best-seller “Encantadores de Vidas”, e foi colunista da revista Exame. Em 2020, junto com Jessé Souza, fundou o Instituto Conhecimento Liberta (ICL).
SONIA GUAJAJARA
É Ministra dos Povos Indígenas. Graduada em Letras e pós-graduada em Educação Especial, destacou-se por sua luta pelos direitos dos povos originários e pelo meio ambiente. É indígena do Povo Guajajara/Tentehar. Foi eleita uma das 100 pessoas mais influentes do mundo pela revista Time.
MARCIO POCHMANN
Preside o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É graduado em Ciências Econômicas, mestre em Ciências Políticas e doutor em Ciência Econômica. Foi professor titular da Unicamp desde 1989 até sua aposentadoria, em 2020, onde continua como professor colaborador. Também trabalhou em outras instituições de ensino, como pesquisador em universidades europeias e como consultor. Foi presidente da Fundação Perseu Abramo e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). É autor de mais de 50 livros sobre economia, desenvolvimento e políticas públicas, dentre eles, “O Sindicato tem futuro?”.
RODOLFO MELO
Auditor Fiscal da Fazenda Estadual do Piauí (Sefaz-PI), atua na gerência de Planejamento Fiscal e em diversos projetos de análise de dados. É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de São Carlos (SP) e mestre em Ciência de Dados pela Universidade Bocconi (Itália), uma das mais conceituadas do mundo nas áreas de administração, economia, contabilidade e finanças. Atualmente também trabalha como pesquisador assistente na referida universidade, com processamento de linguagem natural na análise de pesquisas.
DADO SCHNEIDER
É graduado em Comunicação e Pós-Graduado em Marketing pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, além de Mestre e Doutor em Comunicação pela PUC/RS. Nos primeiros vinte anos de sua carreira, trabalhou em grandes agências de publicidade nacionais. Depois disso, tornou-se executivo de marketing da Claro (e é o próprio criador da marca), além de consultor de grandes empresas e professor em várias universidades. Nos últimos dez anos, vem se consagrando como um dos mais requisitados palestrantes do Brasil sobre Mudança, Adaptação e Novas Gerações.
FABRIZIO GOMES
É Secretário da Fazenda do Ceará. Possui graduação, mestrado e doutorado em Economia. É membro da CearaPar e integrante do Conselho de Investimentos da CearaPrev. É professor universitário e tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Monetária e Fiscal e Finanças Públicas.
CID GOMES
É Senador da República pelo Ceará. Engenheiro civil formado pela UFC, em 1990 foi eleito deputado estadual e reeleito em 1994. Em 1996 elegeu-se prefeito de Sobral, sendo reeleito em 2000. Foi governador do Ceará por duas vezes, nos períodos de 2007/2010 e 2011/2014.
AUGUSTA BRITO
Formada em enfermagem, a senadora Augusta Brito (PT-CE) foi prefeita do município de Graça e eleita para dois mandatos como deputada estadual no Ceará. A parlamentar foi a primeira mulher líder do Governo na história da Assembleia Legislativa do Ceará. Assumiu o mandato de senadora em fevereiro de 2023, após o titular do cargo, Camilo Santana, ser escolhido ministro da Educação.
GUSTAVO PINTO
Gustavo Pinto é formado em Filosofia pela PUC-RJ. Conferencista convidado nas Universidades de Berkeley, Hawaii, Viena, Lausanne, Oxford (Wadham College), Otani-Kyoto. Dentre suas obras publicadas estão “Relâmpagos”, “Gotas de orvalho”, “O Rito da Montanha Sagrada”, “Astrologia e Budismo”.
MAILSON FURTADO
É autor, dentre outras obras, de “À Cidade”, vencedora do Prêmio Jabuti 2018 nas categorias Poesia e livro do Ano. Em Varjota-CE, cidade onde sempre viveu, fundou a CIA teatral Criando Arte, em 2006, onde realiza atividades de ator, diretor e dramaturgo, e é produtor cultural da Casa de Arte CriAr. Possui obras publicadas em jornais, revistas e antologias no Brasil e Portugal e mais de dez textos encenados no teatro. É facilitador em cursos, oficinas e palestras sobre arte, cultura, literatura, teatro e protagonismo juvenil.
CELSO MALHANI
É o diretor para Assuntos Parlamentares e Relações Institucionais da Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco) e diretor de Políticas e Ações Sindicais do Sindifisco-RS. Graduado em Ciências Contábeis e em Ciências Jurídicas e Sociais, É pós-graduado em Gestão Fazendária. Na Sefaz-RS, atuou na Cage junto à Divisão de Auditoria e ocupou a Chefia da Divisão de Gestão de Sistemas. No Sindifisco-RS já foi vice-presidente e presidente. Participa ativamente de estudos, debates e mobilizações parlamentares acerca da previdência do servidor público e reformas de Estado, a exemplo da reforma tributária.
DEBATEDORES
LARISSA GASPAR
É advogada, servidora pública municipal (fiscal da AGEFIS) e militante feminista. Foi coordenadora da Casa Abrigo Margarida Alves, que acolhe mulheres ameaçadas de morte, e Coordenadora de Políticas para as Mulheres de Fortaleza. Integrou o Conselho da Mulher de Fortaleza e o Conselho do Instituto Maria da Penha. Em 2016, foi eleita vereadora de Fortaleza, sendo reeleita para o segundo mandato como a vereadora mais votada do Partido dos Trabalhadores (PT). Em 2022, foi eleita deputada estadual pelo PT-CE.
JULIANA ALVES
É cacika Irê do povo Jenipapo-Kanindé, em Aquiraz, e professora indígena. É a titular da recém-criada Secretaria dos Povos Indígenas do Ceará. Possui licenciatura em Educação Indígena e mestrado em Antropologia pela UFC. É cofundadora da Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade (Anmiga).
RONIVALDO SAMPAIO
É Auditor Fiscal de Tecnologia da Informação (TI) da Sefaz-CE, atuando na Célula de Inteligência de Dados como Engenheiro de Machine Learning, onde desenvolve e coordena projetos inovadores com aplicação de Inteligência Artificial para o fisco cearense. É cientista de dados com certificação DSCP (Data Science Professional Certificate), especialista em Processamento de Linguagem Natural (NLP), mestre em Mecatrônica e Bacharel em Computação, além de investigador forense com certificação CHFI (Computer Hacking Forensic Investigator).
LÚCIO MAIA
É pesquisador sênior do Observatório de Finanças Públicas do Ceará (Ofice), centro de pesquisas ligado à Fundação Sintaf, mantida pelo Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf). É Auditor Fiscal aposentado da Receita Estadual (Sefaz-CE), graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e mestre em Administração e Controladoria pela mesma universidade.
CÍCERO CAVALCANTE
É graduado em filosofia e pós-graduado em economia política e filosofia contemporânea. Participou ativamente da construção do “novo sindicalismo” no Brasil nas décadas de 1980-90. Foi secretário adjunto da Secretaria Nacional de Participação Social ligada à Secretaria-Geral da Presidência da República (no segundo mandato da Presidente Dilma). Também foi secretário de participação social do governo do estado do Ceará (no primeiro mandato do governo Camilo Santana) e assessor especial da casa civil do Ceará até o final de 2022. Atualmente é coordenador do Programa Ceará Sem Fome, do governo do Estado do Ceará.
RENATO PESSOA
É escritor, crítico literário, ativista cultural, palestrante e professor de Filosofia. Estudou Filosofia na Faculdade Católica de Fortaleza e na Universidade Estadual do Ceará (UECE). Dentre os primeiros livros publicados estão “O Corpo Arcaico” (2011) e “Solidão Singular” (2012). Em 2014, organizou o livro “Retratos de Abismo e Outros Voos – Antologia de Poetas Cearenses Contemporâneos”. É um dos criadores do Sarau “O Corpo-Sem-Órgãos” e um dos idealizadores da Escola Popular de Filosofia. Em 2021, publicou o livro “Este Que Nunca Soube Dar Nome às Pedras”.
- Confira a programação e inscreva-se!